Programa 14 – Samba

Radio Kanastra 14 com a dura tarefa de falar de alguns nomes do ritmo mais importante do nosso país, o SAMBA!

Bloco 01:

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

Bloco 02:

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis. 

O samba é o ritmo mais democrático que existe, nasceu assim. Pode reparar, em uma roda de samba todo mundo canta, todo mundo samba, normalmente vem acompanhado de uma cerveja gelada, uma comidinha… marca registrada do nosso país!

Essa jornada começa longe, lá no fnal do século XIX, com a primeira geração de ex-escravos do Brasil. As primeiras batucadas do samba aconteceram na Bahia, mas onde o samba se consolidou e fez história foi no Rio de Janeiro. E o primeiro espaço carioca pro samba foi a casa da Tia Ciata, lugar que marcou muitos encontros dos primeiros nomes do samba carioca como: Donga, Heitor dos Prazeres, João da Baiana, Pixinguina e Sinhô.

Nas décadas de 20 e 30 o samba cai no gosto da classe média, ganha as ruas cariocas e a preferencial nacional. Um dos principais compositores dessa época, que ajudou a legitimação do samba na classe média foi o  Noel Rosa, responsável direto pela inserção do samba nas rádios. Esse vídeo é a única aparição do Noel frente as câmeras, tocado violão junto com os Tangarás:

Do meio da década de 20 pra frente o samba-enredo surge para consolidar a maior festa nacional, o carnaval. Junto disso o samba-canção ganha força nas rádios, um ritmo mais cadenciado e de letras de fácil aceitação. Alguns nomes importantes: o próprio Noel Rosa, Ary Barroso, Lamartine Babo, Braguinha, Carmen Miranda. Em São Paulo Germano Matias, Demônios da Garoa e Adoniran Brabosa que faria seu nome na década de 50, com letras satíricas e com um pegada bem paulistana.

Na década de 40 o samba ganha os salões de festa, com o samba de gafiera, de pequenas orquestras, que trariam mais alguns instrumentos ao ritmo, tipo os metais. O samba de breque se desenvolveu, acrescentando aquelas famosas paradinhas que ficariam conhecidas nas escolas de samba.

Também na década de 40, um dos grandes nomes do samba, de estilo único, Nelson Cavaquinho grava suas primeiras músicas. Só ganhou fama mesmo nos 60, quando começou a se apresentar em público no Zicartola, casa de samba comandada por Cartola, que se tornaria reduto da música popular. Na década de 70 suas músicas seriam gravadas por intérpretes de sucesso como, Paulinho da Viola, Chico Buarque, Clara Nunes, Dalva de Oliveira e Altamiro Carrilho.

Nos anos 60 com o boom da bossa-nova, alguns nomes surgem para não deixar o samba de raiz  cair no esquecimento. O Chico Buarque, Paulino da Viola, Billy Blanco e Martinho da Vila, que faziam parte de uma nova geração do samba,  que contava com a participação de veteranos como Candeia, Cartola, Nelson Cavaquinho e Zé  Kéti.

O quadro MUITO BOM, MUITO FODA, TOCOU DEMAIS dessa semana vai pro ótimo Secos e Molhados, que estava surgindo ali no início dos anos 70. Essa é uma performace na Tv Tupi, da múscia Amor, lá em 1974:

Além de conhecer o samba pelos grandes nomes que fizeram a sua história, a gente pode pensar o samba na sua geografia, Pensar em cada bairro, cada morro, com suas escolas, seus nomes importantes e seus estilos próprio. Tipo a Mangueira, a Estácio, a Penha, a Vila Isabel, a Tijuca, e a Madureira bairro de fundação da Portella. Segue aqui um trecho do documentário “O Mistério do Samba”, com a Velha da Guarda da Portella:

Não poderia faltar o onipresente Paulinho da Viola. Parece que desde que lançou seus primeiros discos nos anos 60, sempre representou o samba de maior qualidade do Brasil. Tocando seus instrumentos com muita categoria e com uma voz incomparável, Paulinho da Viola escreveu muitas músicas que ficaram para a história do samba, e fez inúmeras parcerias com músicos de todos os gêneros.

Voltando ao rock, no próximo programa tem Rolling Stones!

2 Responses to Programa 14 – Samba

  1. Humberto disse:

    Quem não gosta de samba….

    Mangueira seu cenário é uma beleza….

    Abraço.

  2. […] Rádio Kanastra 14 – SAMBA […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: